(11) 98743-4543

Praça da Sé, 158 - Cjs. 601-603 - Centro Histórico - São Paulo/SP - CEP: 01001-001
Telefones: (11) 3081-4376 e 3105-0672 contato@palmierielyraadvocacia.com.br

ASSÉDIO E DANOS MORAIS

Nas relações de trabalho, assim como no convívio familiar e social,as pessoas estão sujeitas a sofrer diferentes danos, sejam eles financeiros, patrimoniais, estéticos e físicos em geral ; danos morais e assédio das mais diversas naturezas : sexual, moral, bullying direto e indireto - em todas as formas de atitudes agressivas, que ocorrem com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa - e burnout (estresse por esgotamento profissional derivado das condições de trabalho).

Embora todas essas situações causem dor, angústia, sofrimento e prejuízos - em todas as esferas da vida do indivíduo - para fins da estratégia jurídica e materialização de provas, devemos ressaltar que existe diferença – ainda que careça de consenso - entre dano e assédio:

Em tese, o assédio moral ou de outra natureza, só fica caracterizado quando sejam realizadas práticas hostis – físicas ou verbais - de forma intencional e repetitiva - com certa frequência e duração. E os reflexos - sociais, físicos, psicológicos- desse assédio, precisam ser provados.

Enquanto o dano moral qualifica-se por um único ato que, por si só, acarrete prontas consequências, independente de frequência, repetição ou duração.

O prejuízo no assédio precisa ser provado, não é automaticamente presumido como no dano moral! Exemplo: alguém é caluniado. Presume-se que alguém caluniado seja afetado psicologicamente e até fisicamente por problemas de saúde. No assédio não existe esta presunção, a vítima tem que provar – com testemunha e outros documentos comprobatórios - que a ocorrência de problema físico e/ou psicológico derivada desse assédio.

Diante da violência dessa realidade – de agressão, intimidação, humilhação - o respeito à dignidade da pessoa humana e sua intimidade é garantido pela Constituição Federal: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. E, a PINTO PALMIERI ADVOCACIA INTERNACIONAL tem a competência para defender os seus direitos.

Indenizações

Também na questão das indenizações dano moral e assédio não se confundem! No assédio são calculados valores superiores em relação a muitas indenizações por danos morais.

Como identificar um assédio, um dano?

Na realidade, todo assédio, causa danos ao indivíduo: desde um apelido pejorativo- criado para humilhar - ameaças, pressão acima da normalidade, exposição a iscos sem segurança, xingamentos, mal tratos, desrespeito, contatos físicos abusivos, provocações de intimidade, a concretização da violência ( sexual ou agressão ) igualmente à síndrome de Burnout que é uma doença do esgotamento profissional, presente em qualquer profissão- identificada como um estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho desgastantes - tudo isso gera transtornos emocionais, psicológicos e físicos de grandes proporções.

Quais são os Sintomas dos reflexos dos Danos e Assédios na saúde física e mental:

Alguns sintomas mais frequentes são : dores de cabeça, enxaqueca, cansaço, desânimo, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma e distúrbios gastrointestinais, respiratórios e cardiovasculares. Em mulheres, é comum alterações no ciclo menstrual. Em fase inicial, os sintomas até se confundem com a depressão, mudanças de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, falha da memória, ansiedade, tristeza, pessimismo, baixa autoestima e ausência no trabalho. Além disso, há relatos de sentimentos negativos, desconfiança e até paranoia.

As pessoas expostas ao “deboche, ao ridículo” ou quaisquer outras condições e situações acima citada, acabam perdendo seus meios de subsistência e adoecendo. Em casos extremos, a vítima poderá ter pensamentos autodestrutivos.

VÍDEOS - LEX NA WEB

Vídeos respondendo a questões importantes na área jurídica e contábil da sua empresa.

ATENDEMOS BRASIL E PORTUGAL

Ética, comprometimento e agilidade na busca de soluções criativas para seus clientes.

FOLDER DIGITAL

Atuamos de forma integrada para promover mais agilidade, confira.

GESTÃO JURÍDICA
Contratos, terceirização, prevenção de passivos trabalhista

Desenvolvido por Jurisite 2018 | Todos os direitos reservados.