(11) 98743-4543

Praça da Sé, 158 - Cjs. 601-603 - Centro Histórico - São Paulo/SP - CEP: 01001-001
Telefones: (11) 3081-4376 e 3105-0672 suporte@pintopalmieriadvogado.com.br

SAIBA COMO O ICMS É COBRADO?

A maior parte dos impostos dentro do país recaem sobre os empresários, por isso é tão difícil abrir uma empresa ou impedir que ela declare falência por tributos que não foram previstos. Felizmente, existem alguns impostos que são pagos indiretamente, ou seja, não são declarados como o Imposto de Renda, e se calculam direto nos produtos, como o ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços).

Na verdade, o ICMS é cobrado a partir do cadastro da empresa, ou seja, é quase automático. O ICMS é um imposto que é cobrado em cima da circulação de produtos como alimentos, serviços de comunicação, transportes entre municípios e estados e eletrodomésticos, bem como em outros serviços ou produtos.

Esse tributo é arrecadado para os estados e utilizado por eles, onde o valor da porcentagem varia de estado para estado. A forma como é cobrado é indireta em cima do preço dos produtos. Infelizmente, o imposto é regressivo, ou seja, quem recebe menos paga mais e todos pagam a mesma porcentagem de imposto. O recolhimento do ICMS para o estado é feito por meio do Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais pelo sistema. Quem emite o GNRE precisa estar inscrito no estado e quem não está inscrito no ICMS do seu estado precisa recolher o imposto sobre todas as operações realizadas durante o mês.

Podemos dizer que o ICMS é um imposto fácil de ser recolhido e quase que automático, pois ele incide sobre mercadorias e serviços que se incluam como intermunicipais ou interestaduais.


Categoria: Economia, Notícias, Sem categoria

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

13 de outubro de 2020

Sem Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

VÍDEOS - LEX NA WEB

Vídeos sobre questões nacionais e internacionais.

ATENDEMOS BRASIL, PORTUGAL, ESPANHA INGLATERRA E ITÁLIA.

Há 25 anos atuamos A PAR COM O MUNDO JURÍDICO e ÍMPAR NO ATENDIMENTO AO CLIENTE.

BLOG

Fique por dentro dos conteúdos relevantes para o crescimento do seu negócio.

GESTÃO JURÍDICA
Contratos, terceirização, prevenção de passivos trabalhista

Desenvolvido por Jurisite 2018 | Todos os direitos reservados.