Ouço frequentemente em nossos atendimentos as pessoas queixarem-se assim:
“ Estava tudo tão bem! De repente… um choque: recebo um pedido de divórcio para eu assinar”.
Então, conversando explico que um relacionamento não acaba assim “ de repente”, do dia para noite; a questão é que você não quis nem ver e nem ao menos ouvir os sinais.
Para identificar que um relacionamento não está bem, a primeira coisas é prestar atenção à dificuldade na comunicação entre vocês: silêncios cheios de palavras presas que começam a se soltar através das expressões corporais ( semblante, postura) e, no comportamento … a falta de interesse e de conexão emocional, distanciamento físico, e ao aparecimento de críticas constantes, desrespeito e ressentimento.
A falta de objetivos em comum e a ausência de apoio mútuo também são sinais importantes de que algo está errado.
Sinais🚨 :
- Dificuldade de comunicação: As conversas tornam-se difíceis, os desentendimentos viram grandes discussões, e a ausência de escuta e compreensão é notória no olhar, nos gestos, na postura.
- Falta de interesse e conexão: O parceiro parece distante e desinteressado em partilhar a vida ou estar junto, sem ânimo para programas a dois. Silêncios longos…
- Escassez de afeto:
Desculpas para evitar o contato físico, o carinho, os toques e os momentos de intimidade tornam-se frequentes, indicando um afastamento emocional. - Críticas constantes:O tom das conversas muda e o que antes era brincadeira ou sugestão passa a ser uma crítica contínua, atacando a pessoa em vez do problema.
* Sinais emocionais e comportamentais:
- Ausência de apoio emocional: Em vez de apoio e acolhimento, a relação demonstra falta de consideração e um sentimento de estar sozinho mesmo a dois.
- Valores e objetivos desalinhados: Há uma crescente diferença nos valores, ambições e objetivos de vida, com dificuldade para encontrar interesses em comum.
- Distanciamento e desconexão: A sensação de não ter mais nada em comum com o outro, com uma falta de conexão emocional que pode tornar a relação vazia.
- Ressentimento:Sentimentos de ressentimento e inflexibilidade podem surgir, transformando divergências em problemas constantes e desgastantes, impedindo a relação de evoluir.
Como agir:
- Converse abertamente:Tente conversar sobre os problemas e expressar seus sentimentos sem acusar, mostrando que você valoriza a relação.
- Busque um profissional:Se a conversa não surtir efeito, considerar uma terapia de casal pode ser uma boa opção para encontrar soluções e construir uma base mais forte.