Observe o que poderá mudar
O senador Roberto Menia, autor do projeto de lei, afirmou que a intenção é acabar com o “mercado indigno de cidadanias e passaportes”
Após alguns dias em que prefeitos de cidades italianas terem registrado queixas sobre a quantidade de pedidos de cidadania italiana, vindas principalmente de Brasileiros, o parlamento italiano deu início a análise de um projeto de lei que irá colocar limites a obtenção do documento para descendentes. Esse projeto foi proposto pelo senador Roberto Menina, do partido de ultradireita “Irmãos da Itália”.
De acordo com o que está no projeto, o texto determina que o reconhecimento sem necessidade de morar no país seja feito apenas até a terceira geração, ou seja, bisnetos, mas desde que se comprove que o a pessoas que pede pela cidadania fale o idioma italiano fluentemente.
Para o senador Roberto Menia, a justificativa é de acabar com o “mercado indigno de cidadanias e passaportes”, especialmente vindo de brasileiros. “Há quem, por causa de dez gerações atrás, diga ser italiano e ter direito ao passaporte italiano, que permite ir a Miami e entrar na União Europeia […]
Cidadania italiana é algo muito importante e que deve ser visto com muita seriedade, assim como o pertencimento nacional e a italianidade.
Significa aderir a uma série de princípios não escritos que passam pelo modo de ser, os valores em que você acredita e a língua que fala”, já havia dito o senador em outro momento.
O Governo italiano tende a ser de direita, a restrição de descendentes com tal proposta é bem satisfatória e a probabilidade de se tornar lei é bem relevante.
É claro que, além das justificativas do senador, a aprovação do projeto também iria ajudar o trabalho dos consulados em países como o Brasil.
Apesar dessa discussão não ser recente, já que o projeto foi apresentado no ano passado, ainda não há previsão para a votação do texto em plenário. Enquanto isso, o processo, mesmo sobrecarregando o governo italiano, segue com menos burocracia.
A Embaixada italiana do Brasil, inclusive, estima que existam 30 milhões de descendentes italianos no país, já que, entre 1870 e 1920, 1,4 milhão de italianos entrou no Brasil, 42% do total de estrangeiros que vieram nesse período.
Respostas de 6
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.